sexta-feira, 7 de junho de 2013

CAPÍTULO 13 de I Coríntios:



          V.1 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos...”  Para o propósito deste estudo destacamos isto: “Paulo está se referindo a todas as línguas faladas pelas criaturas inteligentes: homens e anjos”,Que as línguas faladas pelos homens somam uma grande diversidade, isto ninguém questiona, e que os anjos tenham seu linguajar próprio (desconhecido de todos nós), isto também não se questiona. Não temos, portanto, dificuldade de saber quais são estas línguas aqui citadas por Paulo. Cabe destacar, quanto ao assunto que focalizamos (=línguas, na igreja em Corinto), que Paulo não está afirmando que fala a língua dos anjos. O que escreve é “...ainda que falasse (não está afirmando que fala) as línguas ...dos anjos”. Passemos ao versículo seguinte que trata de línguas...
          V.8  “...havendo línguas, cessarão...”  Um pouco estranha esta afirmação, mas verdadeira e fácil de se entender. Paulo está dizendo que as “línguas (=faladas entre as nações do seu tempo) CESSARÃO. Hoje, quase dois mil anos depois, podemos confirmar a verdade do que disse. E, para exemplo, tomemos a principal língua falada em seus dias, o koiné. Era a língua grega daqueles dias, a qual se falava em todo Império Romano. Nela se escreveu todo o Novo Testamento. Mas esta língua CESSOU, ninguém mais a fala. Hoje os estudiosos desta língua, para o propósito de entenderem o NT, não sabem a pronúncia exata das palavras quando a língua era falada. O grego da Grécia de hoje é outro. Também o latim, a língua romana, é praticamente morto. Hoje em Roma se fala o italiano.

          NOTA: Quero deixar ao meu leitor um método de estudo que muito tem me ajudado, e é este: “Quando estudo um assunto difícil para mim, começo sempre pelo que é fácil e certo. Gravo na memória o que aprendo, não tenho pressa. Com o que aprendi vou em frente, não procurando o que mais difícil, mas o fácil e certo. E de novo memorizando bem. Assim muitas vezes consigo entender tudo, tudo fica fácil e certo”. Ora, sei que todo bem que possuímos é graça que Deus nos dá (=ou alguém criou seu próprio cérebro?) Também é graça de Deus se pudermos entender estes escritos de Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário