Atos
2.11: “tanto judeus como prosélitos, cretenses e
arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de
Deus?”
“...tanto judeus como prosélitos...”. Esta
expressão está adjetivando a citação anterior que é “romanos que aqui residem”. Quando Lucas escreve dizendo: “...tanto judeus”, está se referindo a
judeus romanos. Quando diz “romanos...prosélitos”,
está mencionando a gentios romanos que aderiram à fé judaica.
E o v.11 prossegue nomeando os dois últimos desta lista: “...cretenses e arábios”, totalizando
a soma de QUINZE línguas faladas entre as nações daquela época. Lucas destaca
que eles continuam a se perguntar:
“...como os ouvimos falar, em nossas próprias línguas, das grandezas de
Deus? Esta é a terceira vez que
as Escrituras nos destacam esta verdade. Antes a aprendemos pelos vs. 6 e 8.
Bem por isto nos importa repetir: Cada um que FALOU foi ouvido, e ENTENDIDO,
por toda a multidão presente. Cada um dos presentes, OUVIU “...na sua própria língua”. Cada estrangeiro da multidão ouviu
aqueles falantes como se fossem conterrâneos seus. Ora, isto é um milagre que somente Deus tem o
poder de realizar. Gostaria de ver isso acontecer hoje. Que hoje se reúnam pessoas de diferentes
línguas maternas e alguém tente REALIZAR o que aconteceu em Pentecostes. Alguém
fale e, sem intérpretes, seja ouvido por brasileiros, russos, italianos,
poloneses etc.... “cada um ouvindo-o em sua própria língua”. Certamente
Pentecostes não tem repetições hoje. Foi uma maravilha operada por Deus com um
propósito certo que nos convém conhecer.
“...os ouvimos falar das grandezas de Deus”. Procuremos agora saber sobre quais “...grandezas de Deus” falaram?
Lucas não nos diz o que ou quais eram
estas “grandezas de Deus” ai
faladas, mas tanto os que falaram quanto os que ouviram, sabiam do que se tratava. E por que não relatou nenhuma delas? Porque
nós podemos saber DO QUE tratavam. Assim vejamos:
Para um servo do Senhor ,
familiarizado com as Escrituras, não será difícil a resposta, uma vez que
entenda que tudo que existe foi criado por Deus
para o louvor da Sua glória. E a glória de Deus é revelada em Jesus
Cristo. Jesus é Deus, a segunda pessoa da Trindade. O propósito de Deus em salvar a igreja é
exatamente este. Portanto estas palavras estão focalizando “...a glória de Deus na face de Cristo? Onde
encontramos a Jesus, no dia de Pentecostes?
Antes de prosseguirmos (na busca da
resposta desta pergunta) é necessário recordar qual é a obra do Espírito Santo
no PLANO da redenção da igreja. Os que falaram estavam “cheios do Espírito Santo”, e assim são GUIADOS, MOVIDOS, pelo Espírito Santo. Ora, nós sabemos
que a OBRA do Espírito Santo é, e sempre será: NOS REVELAR “o Cordeiro de Deus”, Jesus Cristo (I Pe
1.10-12). Sempre onde o Espírito Santo se manifesta, Ele nos revela a Jesus
Cristo (Jo 16.13-14). Portanto, os que falaram em Pentecostes movidos pelo
Espírito Santo, “falaram...das grandezas
de Deus” COM RESPEITO a Jesus Cristo. E onde está o Senhor Jesus,no dia de
Pentecostes, para o Espírito Santo no-Lo revele?
A resposta nos é bem conhecida: “...assentou-se à direita da Majestade nas alturas” (Hb 1.2). Jesus completara de TOMAR POSSE sobre todas as hostes angelicais
de Deus. COMO REI. Após a Sua ASCENSÃO até o dia de Pentecostes se passaram DEZ
dias. Durante estes dias foi entronizado no céu como rei de todas as hostes
angelicais de Deus. Aqui está Jesus, no dia de Pentecostes! Ao encontrarmos a Jesus
encontramos a resposta da Pergunta: “Sobre quais grandezas de Deus falaram?” Não sabemos quais palavras disseram,
porque Lucas não nos relata, mas o
ASSUNTO destas grandezas foi
exatamente este: “Jesus está à direita da
Majestade. Ou seja, o HOMEM RESSURRETO Jesus Cristo, é agora o REGENTE de
Deus, com toda autoridade de Deus,
nos céus e na terra” (Hb 2.5-9; Mt. 28.18). Este é o assunto falado e ouvido
simultaneamente, sem tradutores, em quinze idiomas diferentes. Importa-nos
destacar que a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos, no dia de
Pentecostes foia PRIMEIRA OBRA de Jesus sobre os discípulos, como rei celeste
entronizado (veja Jo 16.7 e At 2.33).
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