domingo, 13 de janeiro de 2013

O Batismo com fogo


O BATISMO COM FOGO
         
          E o batismo com fogo, o que é? Sem qualquer rodeio digo que “fogo”  aqui, representa o JULGAMENTO de Deus. Este “batismo com fogo”, portanto, significa que Jesus passaria seus servos pelo julgamento de Deus. João Batista, logo antes de dizer: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”, disse: “...toda árvore (=toda pessoa) que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo” (Mt 3.10), mostrando que este “fogo” representa  JULGAMENTO. Desde Abel o povo de Deus entendia que o fogo do holocausto, no qual o cordeiro era queimado, representava o JUÍZO de Deus. Em I Co 3 claramente vemos que “fogo” diz respeito a julgamento, como o versículo 13 nos informa:   “...e qual seja a obra de cada um o próprio fogo a provará”, ou seja, julgará. Assim, ser batizado com fogo, é ser julgado por Deus.
          E quando um servo de Jesus é batizado com fogo? Esta pergunta está fora do nosso estudo de Atos 2. Mas conhecer sua resposta nos ajuda a entender o que aconteceu no dia de Pentecostes. É importante notarmos que João Batista não falou de DOIS batismos, sendo um com o Espírito Santo  e outro com fogo. Fala apenas de UM batismo, o qual acontece “...com o Espírito Santo e com fogo”. Portanto, quando Jesus batiza alguém com o Espírito Santo, neste exato momento o batiza com fogo. Por ser assim, Jesus em suas palavras, menciona apenas o batismo com o Espírito Santo. Jesus disse:  “João...batizo com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo” (At 1.15). Ora, nós sabemos que o Espírito Santo não pode habitar um pecador CULPADO perante Deus. Se a CULPA de meus pecados não for REMOVIDA pelo sangue do Cordeiro, de modo algum pode habitar em mim o Espírito de Deus. Mas quando Jesus, pelo seu sangue, me REDIME da culpa de meus pecados, então eu sou aprovado perante o juízo de Deus. Neste exato momento é que sou “batizado com fogo”, pois me torno limpo diante de Deus. Uma vez limpo, posso ser habitado pelo Espírito Santo. E Jesus não deixa para outra ocasião, mas dá o Espírito Santo, “...a fim de que esteja para sempre conosco. (João 14.16) Assim é que somos,  pelo Senhor Jesus, batizado com o Espírito Santo. Então concluímos que aquelas línguas como de fogo,
Manifestaram que os discípulos estavam remidos perante o juízo de Deus. Aqui está o cumprimento das palavras que João Batista dissera:”Ele vos batizará com o Espírito  Santo e com fogo”.

(Segue na próxima postagem o comentário de At 2.4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário