quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Línguas em Jerusalém e Corinto


Línguas, em Jerusalém e Corinto

Importante: Esta série de estudos tem como fonte o livreto de mesmo título e de autoria de Orzebal Siviero. O referido livreto foi o melhor  que eu li nos últimos anos e me esclareceu muitas dúvidas referentes ao assunto “línguas” e que me acompanharam por muitos anos de vida cristã. É uma tentativa de ajudar a muitos irmãos que não entendem ( a confusa e controvertida questão das “línguas”  quanto à sua prática  e  contemporaneidade). Hoje, o meio evangélico se divide em igrejas pentecostais (=que creem na atualidade do dom de línguas) e igrejas tradicionais (=que creem que línguas foi um fenômeno apenas  da era apostólica). Uma destas partes está errando. E qual delas estiver errando não receberá galardão por isto; além de ser culpada de dividir a igreja. Cuidemos para não sermos reprovados nesta questão. – (Última página do livreto).
LÍNGUAS EM JERUSALÉM NO DIA DE PENTECOSTES
Estudo de Atos 2.1-15:
1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
5 Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.
 6 Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando?
 8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
 9 Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem,
11 tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?
12 Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?
 13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
14 Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras.
 15 Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia.

Atos 2.1: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;”
          Este “todos é aquela assembléia “...de umas cento e vinte pessoas”, conforme At 1.15. Era presidida pelos apóstolos, como lemos no v.13: “...onde se reuniram Pedro,  João, Tiago e André; Filipe,Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Zebedeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.”
           “...ao cumprir-se o dia de Pentecostes”:  Pentecostes era uma das festas ordenadas por Deus para Israel.Chamava-se “festa da Colheita” (veja Lv 23.15-21; Dt 16.9-12).  Passou a se chamar “Pentecostes” porque se cumpria exatamente há cinquenta dias após a festa das Primícias (Lv 23.9-14. As festas judaicas (Lv 23) eram figuras (ou sombras) de realidades espirituais (Hb 8.5; 10.1). A realidade espiritual da qual esta festa da Colheita era uma figura, é a vinda do Espírito Santo para NOS REVELAR a Jesus como “Senhor e Cristo” (At 2.36). Anualmente era comemorada pelos judeus em Jerusalém e ganhou sua realidade neste dia, quando o Espírito Santo veio INAUGURAR O MINISTÉRIO DA IGREJA DE NOSSO Senhor Jesus (At 1.8). A festa das Primícias REPRESENTAVA a ressurreição do Senhor Jesus (I Co 15.20). Quarenta dias após a Sua ressurreição Jesus ascendeu aos céus (At 1.3). Sendo que Pentecostes  se cumpre cinquenta dias após a festa das Primícias, assim sabemos que, da ascensão do Senhor até Pentecostes, se passam dez dias. Ora, como a ressurreição do Senhor , não tem repetições, também  Pentecostes NÃO TEM REPETIÇÕES. Pois o Espírito Santo VEIO para permanecer, até COLHER um povo (= a igreja) para o Senhor Jesus.
          “...no mesmo lugar” , esta afirmação reporta ao que já fora dito em At 1.12-13, onde lemos: “...voltaram para Jerusalém. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo.” Ficava, portanto, em um lugar alto dentro de Jerusalém. Era uma casa (At 2.2). Entendo que aí Jesus celebrou a última ceia (Lc 22.12). Chamava-se Cenáculo porque, como o nome o diz, era um lugar com vista panorâmica. Possivelmente avistando boa parte da cidade de Jerusalém e o próprio templo.

(Segue sendo publicado versículo por versículo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário