Línguas, em
Jerusalém e Corinto
Importante: Esta série de estudos tem como fonte o
livreto de mesmo título e de autoria de Orzebal Siviero. O referido livreto foi
o melhor que eu li nos últimos anos e me
esclareceu muitas dúvidas referentes ao assunto “línguas” e que me acompanharam
por muitos anos de vida cristã. É uma tentativa de ajudar a muitos irmãos que
não entendem ( a confusa e controvertida questão das “línguas” quanto à sua prática e contemporaneidade).
Hoje, o meio evangélico se divide em igrejas
pentecostais (=que creem na atualidade do dom de línguas) e igrejas
tradicionais (=que creem que línguas foi um fenômeno apenas da era apostólica). Uma destas partes está
errando. E qual delas estiver errando não receberá galardão por isto; além de
ser culpada de dividir a igreja. Cuidemos para não sermos reprovados nesta
questão. – (Última página do livreto).
LÍNGUAS EM JERUSALÉM NO DIA DE PENTECOSTES
Estudo de Atos 2.1-15:
1 Ao cumprir-se o dia de
Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 de repente, veio do céu um
som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
3 E apareceram, distribuídas
entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
4 Todos ficaram cheios do
Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes
concedia que falassem.
5 Ora, estavam habitando em
Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.
6 Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu
de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 Estavam, pois, atônitos e se
admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí
estão falando?
8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
9 Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia,
Capadócia, Ponto e Ásia,
10 da Frígia, da Panfília, do
Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui
residem,
11 tanto judeus como prosélitos,
cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as
grandezas de Deus?
12 Todos, atônitos e perplexos,
interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?
13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
14 Então, se levantou Pedro, com
os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os
habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas
palavras.
15 Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a
terceira hora do dia.
Atos 2.1: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo
lugar;”
Este “todos”
é aquela assembléia “...de umas cento e
vinte pessoas”, conforme At 1.15. Era presidida pelos apóstolos, como lemos
no v.13: “...onde se reuniram Pedro, João, Tiago e André; Filipe,Tomé, Bartolomeu
e Mateus; Tiago, filho de Zebedeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.”
“...ao cumprir-se o dia de Pentecostes”: Pentecostes
era uma das festas ordenadas por Deus para Israel.Chamava-se “festa da Colheita” (veja Lv 23.15-21; Dt
16.9-12). Passou a se chamar “Pentecostes” porque se cumpria
exatamente há cinquenta dias após a festa das Primícias (Lv 23.9-14. As festas
judaicas (Lv 23) eram figuras (ou sombras) de realidades espirituais (Hb 8.5;
10.1). A realidade espiritual da qual esta festa
da Colheita era uma figura, é a vinda do Espírito Santo para NOS REVELAR a
Jesus como “Senhor e Cristo” (At
2.36). Anualmente era comemorada pelos judeus em Jerusalém e ganhou sua
realidade neste dia, quando o Espírito Santo veio INAUGURAR O MINISTÉRIO DA
IGREJA DE NOSSO Senhor Jesus (At 1.8). A festa das Primícias REPRESENTAVA a
ressurreição do Senhor Jesus (I Co 15.20). Quarenta dias após a Sua ressurreição
Jesus ascendeu aos céus (At 1.3). Sendo que Pentecostes se cumpre cinquenta dias após a festa das
Primícias, assim sabemos que, da ascensão do Senhor até Pentecostes, se passam
dez dias. Ora, como a ressurreição do Senhor , não tem repetições, também Pentecostes NÃO TEM REPETIÇÕES. Pois o
Espírito Santo VEIO para permanecer, até COLHER um povo (= a igreja) para o
Senhor Jesus.
“...no mesmo lugar” , esta afirmação reporta ao que já fora
dito em At 1.12-13, onde lemos: “...voltaram
para Jerusalém. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo.” Ficava,
portanto, em um lugar alto dentro de Jerusalém. Era uma casa (At 2.2). Entendo
que aí Jesus celebrou a última ceia (Lc 22.12). Chamava-se Cenáculo porque,
como o nome o diz, era um lugar com vista panorâmica. Possivelmente avistando
boa parte da cidade de Jerusalém e o próprio templo.
(Segue sendo publicado versículo por versículo)
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