terça-feira, 15 de janeiro de 2013

...E passaram a falar em outras línguas...


          “...e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito concedia que falassem.” Para compreendermos estas palavras, precisamos do que está escrito DEPOIS delas. Os vs. 6 a 11 vão nos explicar sobre que “línguas” eram estas que falaram. Está fácil de entender que falaram mais de uma “língua”, pois se trata de um plural.Fosse apenas UMA “língua”, o texto escreveria “passaram  a falar ...”em outra língua”, e não como está escrito “...em outras línguas”.
          Apenas por este v.4, não podemos saber de onde eram estas “outras línguas”? Se línguas dos anjos, se línguas dos homens. Da minha parte não sei se os anjos, entres eles, possuem mais de uma língua, como é o caso entre os homens (pois falaram mais de uma língua). Também, apenas por este versículo, não podemos afirmar se as línguas eram compreendidas ou não, por aqueles que FALARAM? Se foram compreendidas por todos que OUVIRAM, ou apenas por alguns?
          “...segundo o Espírito concedia que falassem.”  Esta expressão é um condicional, pois diz: “...segundo o Espírito concedia”. Apenas por estas palavras não podemos afirmar A QUANTOS o Espírito concedeu “...que falassem”. O início deste v. 4 nos diz que “todos” ficaram “cheios do Espírito Santo”;  mas este “todos”  não se estende aos que falaram em “outras línguas”. Sabemos que MAIS QUE UM falou em “outras línguas”, pois está escrito no plural: “...concedia que falassem”. Afirmar mais que isto, apenas com o que este v. 4 nos diz, penso que é inventar COMO FOI que “...o Espírito concedia que falassem”. Mas ninguém tem este direito. Prossigamos nas Escrituras, que nos darão mais informações a este respeito.

 Atos 2.5: “Estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações debaixo do céu.” Sabemos pela História que desde o desterro dos israelitas para a Babilônia não houve um retorno completo. Uma parte veio com Esdras e Neemias, mas a outra ficou dispersa entre as nações. A lei de Moisés exigia o comparecimento de todos os homens, todos os anos, para três festas (Ex 23. 14-17).   Pentecostes era uma delas. Nosso texto não dá o motivo que trouxe a Jerusalém aqueles “judeus”, mas provavelmente fosse este, pois se diz que eram “homens piedosos”. Eles vieram “...de todas as nações”; e, certamente, cada um sabia falar a língua da nação donde veio. Ora, isto poderá ser de ajuda para entendermos o versículo anterior, o qual nos diz que os discípulos passaram a falar em “outras línguas!; a não ser que tenham falado nas línguas dos anjos (=embora, como disse, não sei se os anjos, entre eles, possuem variedade de línguas). Mas, se falaram nas línguas das nações, não faltaria em Jerusalém, naquele dia, alguém que as entendesse. Pois nosso texto diz: “Estavam habitando em Jerusalém judeus...de todas as nações debaixo do céu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário