terça-feira, 16 de março de 2010

Casados e Felizes Andando Juntos e em Acordo

Casados e Felizes Andando Juntos e em Acordo.


“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”
(Amós 3.3) – TRA.

O profeta Amós, era um homem simples que criava gado e fez essa maravilhosa observação acima. Ela é bastante abrangente mas vamos nos deter na sua aplicação no relacionamento conjugal.

Para início de conversa vamos voltar lá para o início. Vamos até o começo da humanidade.Foi Deus quem criou o primeiro homem e depois, quando percebeu que faltava algo para o homem: “ o SENHOR disse: — Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” – Gênesis 2.18 - TLH.

Certamente você já ouviu alguém dizer: “Os opostos se atraem.” E outros a suspirarem pelos cantos dizerem: “Ainda não encontrei a minha outra metade”
Deus sabia que não era bom que o homem estivesse só. Ele então criou a mulher. A outra metade. E o homem ficou completo. Mais você já percebeu que uma metade é exatamente oposta à outra?! E que as duas metades quando se encontram se completam?!

Mas você deve está pensando: O que tem a ver “Os opostos se atraem” e “Ainda não encontrei a minha outra metade” com o tema desse nosso encontro? “Casados e Felizes Andando Juntos e em Acordo”

Eu sei que entre todos os casais presentes é possível que existam aqueles que são felizes, os que são mais ou menos felizes, os que são infelizes mas que apesar de tudo ainda estão juntos. E ainda há uma saída.
Você precisa considerar algumas coisas:

As Diferenças

A primeira coisa que você precisa entender é que homem e mulher são diferentes. E a diferença vai muito mais além do aspecto físico.
Homens e mulheres são diferentes também emocionalmente, espiritualmente, mentalmente.

Os Efeitos das Diferenças

Muito se tem dito sobre a guerra dos sexos. E que homens e mulheres vivem em guerra e que essa guerra nunca vai ter fim.
Freqüentemente os terapeutas de casais apontam as dificuldades por conta dessas diferenças, como as maiores causas de separações e de da busca de ajuda nos consultórios.
E o mais incrível é que a maioria dos que procuram ajuda, segundo os terapeutas, são casais que afirmam se amarem. Então a questão não é a falta de amor.

Bandeira Branca...

Uma música muito antiga de Dalva de Oliveira dizia: “Bandeira branca amor, eu peço paz...”. Era uma tentativa de acabar a guerra. Mas a bandeira branca levantada significa que uma das partes se rendeu. Entregou os pontos. Considerou-se derrotada.
Mas essa não é a proposta que queremos apresentar nesse encontro.

O que Deus Queria para o Casal


Todos nós sabemos que Deus criou a mulher de uma costela do homem. Então a Bíblia registra que depois que Adão acordou e viu aquela bela mulher, disse: “ Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.” É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. – Gn. 2.23 e 24. TLH
Perceberam que Adão entendeu direitinho o que Deus queria para eles. Queria que eles vivessem unidos como se fosse uma só pessoa.

Um agravante chamado Pecado.

A coisa ficou complicada quando o casal pecou desobedecendo a Deus. O pecado estragou tudo. Junto com o pecado e como conseqüência dele surgiu o egoísmo. Tim Lahaye, um dos maiores terapeutas de casais diz no seu livro “Casados mas Felizes”: “ O Egoísmo é o maior inimigo de um casamento feliz.”
Egoísta é a pessoa só pensa em si mesmo. Que tudo sacrifica em prol de si mesmo. Que só pensa em si mesmo.

E agora?

Eu proponho um acordo. É isso aí. Um acordo. O profeta Amós diz: “Andarão dois juntos se não houver entre eles um acordo?.” Foi com essa observação que começamos a nossa palestra.
O acordo é o seguinte: Eliminar o egoísmo por meio de um acordo entre as partes interessadas. Cada um de vocês quer ser feliz. Quer que seu casamento ou namoro seja feliz. Quer portanto que seu companheiro seja também feliz.
• Considere o seu companheiro.
• Conte com ele.
• Faça com que ele participe de tudo.
• Compartilhe de tudo que ele for fazer.
• Dividam todos os momentos. Os bons e os ruins.
• Dividam as tarefas. Se ajudem mutuamente . Isso não é feio. O segredo está ai.
• Se comuniquem.
• Conversem.
• Façam planos juntos.
• Realizem seus sonhos juntos.
• Andem em comum acordo.

Se não houver acordo não dá para andar juntos. As diferenças podem ser contornadas se houver um acordo de cooperação, onde dois decidem ser um. Onde o casamento feliz é o alvo do casal. Não se preocupem com a aparência. Se preocupem com vocês mesmos. Com a felicidade de ambos como se fosse um. Vocês são um.

Busquem a ajuda de Jesus para vencer as dificuldades que aparecerem. Ele está sempre pronto para ajudar. Ele também quer que vocês sejam felizes.

Caruaru, 09 de março de 2010

Autor: Presbítero Djalma Alves de Moura

Um comentário:

  1. Boa noite meu irmão Djalma. Graça e paz, eu sou Wilson, membro e diácono da lpb em São Paulo-SP.
    Gostei da tua ótima mensagem, simples e objetiva. Fiz questão de anita-la, compartilhar com minha esposa,e refletir sobre ela e minha vida conjugal. Obrigado.

    ResponderExcluir